Vacinação

💉Vacina Covid 21 anos+

Nesta terça-feira, 24, tem vacinação contra a Covid-19, no Posto de Saúde

A imunização é para pessoas maiores de 21 anos

➡Atenção para o horário
⌚A aplicação das doses ocorrerá das 8 horas às 11h30, apenas no turno da manhã;
🆗Trazer carteirinha de vacinação;

🆗Trazer documento com foto;
Usar máscara😷

Boletim Covid-19

😷 BOLETIM COVID-19Continue seguindo todas as medidas de proteção, usando máscaras, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações.

✅Secretaria de Saúde

Cuidados Covid-19

Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:

  • Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
  • Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
  • Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
  • Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
  • Fique em casa se você se sentir indisposto.
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.


Sobre o Coronavírus

O que é o Coronavírus?

O coronavírus é um novo vírus, causador de doença respiratória, a Covid-19. Tem sintomas e sinais semelhantes aos da gripe ou resfriado.

Os pacientes e seus familiares são orientados por profissionais da saúde quanto às medidas de evitar contágio e tratamento. Para se prevenir, a prefeitura orienta que a população evite sair de casa e adote medidas de precaução, como higienização de mãos de forma frequente, uso de máscaras e etiqueta respiratória.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a uma gripe: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e dificuldade ou dor para respirar. 

A maioria das pessoas infectadas se recupera sem necessidade de um tratamento médico especial. Nos casos mais graves pode causar: pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte. 

Como ocorre a transmissão?

Assim como outros vírus respiratórios, é transmitida entre uma pessoa doente para outra. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca – expelidas por uma pessoa com a doença quando tosse ou espirra, por exemplo. 

Essas gotículas “pousam” em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas se infectam tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca.

A transmissão do vírus pode acontecer por pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam nenhum sintoma. Entretanto, não sabemos ainda qual é a proporção de pessoas que são infectadas e ficam assintomáticas. 


Decretos