Secretaria da Saúde dá início a programa que vai estreitar laços entre as equipes e comunidade

O Governo Municipal de Vespasiano Corrêa deu início a um novo programa na área da saúde. Desde a quinta-feira, 15, as comunidades do interior e também da área urbana receberão a visita da equipe de saúde em encontros que tem como objetivo principal aproximar ainda mais os profissionais e a comunidade, levando informação e ouvindo as demandas locais.

Intitulado “Saúde nas Comunidades”, o projeto teve início na localidade de Linha Zambicaria II. Durante o encontro, que contou com a presença da secretária de Saúde e Assistência Social de Vespasiano Corrêa, Ana Paula Gavineski, da enfermeira Roselaine Radaeli, agente comunitária de saúde, Neiva Salini e da nutricionista Luísa Patussi Lucca, os participantes receberam orientações sobre hipertensão e diabetes, com foco em cuidados para melhoria da qualidade de vida de quem sofre com as duas doenças.

Conforme a secretária Ana Paula, o programa é direcionado às pessoas acima de 60 anos, com diagnóstico de hipertensão e diabetes. Em paralelo ao programa, durante o dia, os moradores da localidade receberam as novas carteirinhas de saúde em seus domicílios. O documento tem por objetivo compreender o processo de envelhecimento e as fragilidades do idoso. Na carteirinha, os profissionais poderão preencher informações sobre consultas, verificação da pressão arterial, exames e avaliações multidimensionais.

Segundo a secretária, nas próximas semanas, as demais comunidades rurais e a área urbana do município receberão a nova carteirinha, além de receber os encontros do novo projeto. “Estes encontros são de suma importância para alertar os idosos dos cuidados com a sua saúde. Além disso, o projeto vai ao encontro dos objetivos da Rede Bem Cuidar RS, que fortalece esta faixa etária com ações mútuas”, explica Ana Paula.