Ação destacou potencialidades, combateu o preconceito e incentivou a inclusão social
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vespasiano Corrêa realizou na quarta-feira (27), uma programação especial em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência. A iniciativa foi organizada por meio do Projeto Harmonia das Cores, que oferece acompanhamento a pessoas com deficiência tanto em instituições de longa permanência quanto em atendimentos domiciliares.
A atividade teve como destaque a confecção de telas artísticas, evidenciando as potencialidades e talentos das pessoas com deficiência, além de reafirmar o papel das políticas públicas no estímulo à participação social, ao respeito e ao combate ao preconceito e ao capacitismo. Também foi montado um painel sensorial e disponibilizadas informações sobre direitos e benefícios como Carteira de Identificação da Pessoa com TEA, Benefício de Prestação Continuada, Passe-Livre e o uso de cordões de identificação.
Um dos momentos marcantes foi a construção coletiva de uma tela em forma de árvore, onde cada participante deixou sua digital, simbolizando as diferenças que tornam cada indivíduo único. O gesto serviu como lembrança do evento e como expressão do protagonismo dos integrantes do Harmonia das Cores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ações como esta permitem aproximar a comunidade das iniciativas desenvolvidas pelo município, além de incentivar a reflexão sobre a importância da inclusão. O tema escolhido para a Semana da Pessoa com Deficiência, instituída em 2017, foi: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.
Texto: Yasmin Lagemann
Imagens: Fernando França