Coral Vida e Canto estreia temporada 2025 em Vespasiano Corrêa

O Coral Vida e Canto, de Encantado, abre oficialmente a temporada de apresentações de 2025 na próxima terça-feira, 1º de julho, durante o Encontro da Melhor Idade de Vespasiano Corrêa. O evento acontece no auditório da EMEI Tempo de Aprender, no Centro da cidade, com início às 13h30min.

A participação no evento é fruto de um convite construído a várias mãos, conforme explica a Secretária de Cultura de Vespasiano Corrêa, Nathalia Kuffel. “A primeira-dama Marina conversou com o coral e manifestou o desejo de trazê-las para Vespasiano há algum tempo. Depois, em um encontro em Encantado, representantes dos dois corais também conversaram e reforçaram essa possibilidade. Reunimos nosso grupo da Melhor Idade e conseguimos viabilizar essa apresentação, que muito nos alegra”, contou.

Ensaio desta terça-feira (24). Foto: Ana Júlia Gonzatti.

Carinhosamente chamadas de “meninas do coral”, as 25 integrantes levam ao público um repertório plural, que transita entre o popular, o sacro e clássicos da música nacional e internacional. A regência é do maestro Gerson de Souza, que conduz o grupo desde 2011. A iniciativa conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio das empresas Baldo S.A. e Goemil. A realização é da Associação Coral Vida e Canto e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Para muitas integrantes, estar no coral é muito mais do que cantar. É fazer parte de uma rede de apoio. “Estou há 23 anos no grupo. Entrei num momento difícil da minha vida e o coral me ajudou muito. Eu sempre fui tímida, achava que não conseguiria me apresentar em público. Hoje vejo o quanto cresci com isso. Criamos laços profundos, nos ajudamos nas alegrias e nas dificuldades. Somos como uma família”, conta Leine Werner. “Cada apresentação é um desafio. A gente ensaia muito, dá o melhor de si. Não somos profissionais, mas cantamos com alma, com energia. Só deixo o coral no dia que não puder mais caminhar ou não tiver mais voz pra cantar”, completa Leine.

O grupo ensaia todas as terças-feiras, no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, momento que serve de preparação para cada apresentação. “Nosso grupo se reúne das 14h às 15h45. É um momento muito especial, porque cada ensaio é como se fosse o próprio show — a gente se entrega de verdade, faz o espetáculo completo. Às vezes é preciso repetir, ajustar detalhes, porque buscamos sempre o melhor. Somos um grupo que ama o que faz”, conta Dinorah Christ, que participa do grupo desde 2015.

Com apresentações já realizadas em cidades como Passo Fundo e Novo Hamburgo, o grupo mantém uma agenda ativa, que nos próximos dias ainda reserva uma apresentação no município de Imigrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.