Prefeitura de Vespasiano Corrêa emite decreto de emergência em razão da estiagem

A forte estiagem que afeta a grande maioria dos municípios gaúchos obrigou a prefeitura de Vespasiano Corrêa decretar emergência. O documento foi assinado na quarta-feira, 25 de janeiro, pelo prefeito Tiago Manoel Ferreira Michelon e tem por objetivo alertar sobre o uso consciente e evitar o desperdício de água para impedir o desabastecimento nas residências vespasianenses.

Com chuvas irregulares e calor excessivo, a Administração Municipal orienta a população a evitar o desperdício de água. No ano passado, a situação também foi agravada em razão da estiagem. Este novo decreto, segundo Michelon visa orientar as pessoas não desperdiçarem a água e evitarem medidas mais drásticas de racionamento. Desde o ano passado, o Governo de Vespasiano Corrêa segue monitorando a situação e trabalhando para manter o abastecimento de água na área urbana e levar água para o interior do município. Além disso, equipes da secretaria de Obras e Viação seguem buscando alternativas e locais para a perfuração de novos poços artesianos.

A baixa taxa de precipitação pluviométrica, que tem ocorrido no município desde a última quinzena de outubro, se agravou nos meses de novembro e dezembro e comprometeu as culturas de verão, como o milho, a soja, as pastagens, o tabaco e a fruticultura.