Traje oficial da corte de Soberanas é apresentado

Peças foram apresentadas à comunidade na noite de sábado, 30 de julho, durante encontro de ex-moradores e ex-alunos de Vespasiano Corrêa

O trio de soberanas apresentou à comunidade vespasianense, na noite de sábado, 30 de julho, os trajes oficiais que serão utilizados durante os próximos dois anos. A rainha, Júlia Morás de Vargas, e as princesas Gabriela Minusculi Caron e Giuliana Weirich Nunes, desfilarão, a partir de agora, com vestidos que homenageiam o povo, a cultura local, belezas naturais e sua história.

A apresentação ocorreu em duas etapas, já que o traje foi projetado para ser utilizado em, pelo menos, três ocasiões diferentes. O completo, chamado de “traje de gala”, é composto por uma capa, seguido de blusa e vestido. Já o segundo é apresentado sem a capa. E o terceiro, chamado de “passeio”, mantém a parte de cima da indumentária, com a substituição do vestido por uma saia.

De acordo com o criador dos trajes, Ranieri Moriggi, a ideia em produzir uma vestimenta com três possibilidades de utilização visa aproveitar a qualidade do produto, bem como, oferecer conforto e mobilidade para o trio durante seus compromissos oficiais de divulgação, visitação e participação em eventos. Ainda, segundo Moriggi, não há distinção dos trajes. “O trio usará o mesmo modelo. Apenas o que irá diferenciá-las são a coroa e a faixa, quando utilizadas”, explica. Sob o trabalho da costureira Sirley Groff, os modelos surpreenderam positivamente a população.

São inúmeros, os elementos que ajudaram a construir os trajes, entre eles, as cores utilizadas: o vermelho e o dourado. Conforme Moriggi, a cor principal, presente na bandeira de Vespasiano Corrêa, representa a dedicação, o amor à cidade, audácia, intrepidez, coragem e valentia. A outra cor representa o sucesso, prosperidade, qualidade, valor e elegância. A utilização de rendas que, subliminarmente remetem aos plátanos e hortênsias, símbolos de Vespasiano Corrêa, também estão presentes em destaque.

Em ambos os trajes, foram utilizados tecidos como o veludo cristal alemão, cetim, crepe pascally, tule italiano e rendas bordadas. Os cortes utilizados foram inspirados em trajes reais, com o objetivo de proporcionar leveza e movimento, além das tendências de vestidos utilizados em grandes momentos da história moderna.

Além dos trajes, a corte utiliza uma semi-joia, folheadas a ouro 18 quilates, com zircônias cravejadas em cristal, no formato de um coração, representando o sentimento que a população tem pela nossa Vespasiano Corrêa, que é um amor de cidade, como diz a letra do hino. Os brincos, também em zircônia cravejadas no cristal completam o conjunto de joias do trio de soberanas.