Alunos da EMEB Esperança participam de formatura do Proerd

Onze alunos da turma do 5º ano da EMEB Esperança receberam, na noite de terça-feira, 12, o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd-RS). A formatura ocorreu no auditório do educandário e contou com a presença de alunos, professores, direção escolar, além do prefeito Tiago Manoel Ferreira Michelon, secretário municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Gustavo Rosolen, vereadores e do integrantes da Brigada Militar.

O Proerd é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.

Desde 1983, o Programa tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas no mundo. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção, são os diferenciais desse Programa. No Brasil, o programa iniciou em 1992, na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que buscava estratégias alternativas ao policiamento tradicional.

No Rio Grande do Sul, desde 2013, o programa está no currículo para alunos do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental. Entre os principais objetivos está a manutenção do compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para que escolhas seguras e responsáveis sejam feitas. Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois segundo a Brigada Militar, possibilitam escolhas saudáveis e madura sem todos os aspectos da vida do jovem cidadão. Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, o currículo promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção.

Desde a implantação do Proerd no Rio Grande do Sul em 1998, cerca de 1,5 milhão de alunos já foram formados.