Inicia o período para realização da Declaração Anual de Rebanhos em Vespasiano Corrêa

Desde a quarta-feira, 1º de junho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Vespasiano Corrêa deu início ao processo da Declaração Anual de Rebanhos. Neste ano, o sistema apresenta novidades que vão incrementar ainda mais as informações da produção pecuária do Rio Grande do Sul.

Conforme o secretário Daniel Gavineski, as mudanças no formato da declaração vão permitir que se tenha dados mais precisos sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do nosso município. “Com informações mais robustas, poderemos abrir novos mercados internacionais e também sustentar com segurança os status sanitários já alcançados pela produção pecuária do nosso estado”, afirma.

De acordo com as normas, neste ano, o produtor ainda fará o preenchimento em formulários em PDF ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapdr e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online. Mas, a partir do ano que vem, a expectativa é que ele tenha acesso direto ao preenchimento por meio do Produtor Online.

Em Vespasiano Corrêa, o preenchimento é realizado no setor de ICMS, onde é retirado o Talão de Produtor Rural, com o servidor Remir Bagnara. O prazo para encaminhar a declaração é até 31 de outubro. Quem não efetuar o procedimento até a data limite poderá sofrer restrições. Uma delas é que partir de 1º de dezembro, o produtor inadimplente não poderá emitir GTA e ficará com a propriedade bloqueada até que sejam tomadas as devidas medidas.

Mais informações pelo fone 51 3620-1020, opção 2.