Cras de Vespasiano Corrêa fará curta-metragem com moradores

Projeto visa capacitar jovens com técnicas de cinema assim como recuperar as histórias que são contadas pelos moradores do município

Vespasiano Corrêa – O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Vespasiano Corrêa realiza Oficina de Cinema com jovens e idosos do município. A ideia é apresentar uma oportunidade de qualificação a quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho e valorizar a memória de quem tem histórias para contar. No fim do ano serão realizadas sessões de estreia dos curtas-metragens produzidos nas oficinas. A atividade é realizada em parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Ação Social e Secretaria Municipal Educação, Cultura e Desporto.

A cineasta Julinéia Fochesatto é a coordenadora do projeto. Segundo ela, os públicos-alvo da oficina de cinema são adultos e pessoas idosas, que são atendidas pelo Cras e adolescentes. “No grupo de adultos e melhor idade o trabalho é de pesquisa e resgate de história, costumes e fazeres antigos, para transformá-los em histórias para o enredo dos curtas-metragens”, explica.

Julinéia diz que além de inspirarem as histórias, os adultos também serão os atores das filmagens. “Já os jovens serão instrumentalizados para as funções de produção e gravação dos filmes. A ideia é eternizar a história e oportunizar uma formação aos jovens”, justifica a cineasta.

No fim da “temporada”, todas as histórias registradas em filmes passarão por uma sessão de exibição, com direito a pipoca e até cartaz de estreia, como manda o figurino da sétima arte. “A gente inicia este projeto também para valorizar uma geração que tanto fez pela história do município”, complementa Julinéia.

Inscrições abertas

A Oficina de Cinema do Cras é grátis e ocorre todas as quintas-feiras, a partir das 14h30 para jovens e adolescentes. Já para adultos, o horário é a partir das 15h30, também às quintas-feiras. “É uma oportunidade para quem tem interesse em investir nesta carreira que está em evidência no momento. Vamos ensinar a fazer vídeos para internet e todo o processo de produção audiovisual”, destaca a cineasta, coordenadora do projeto.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com o Cras de Vespasiano Corrêa pelo telefone 3755-8079.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *