Secretária da Educação de Vespasiano é vice-presidente do Lar Encantado

Casa de acolhimento recebe crianças de todo o Vale do Taquari e necessita de doações da comunidade

Encantado – A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Marina Brustolin é a nova vice-presidente da associação mantenedora do Lar Encantado. A casa especializada no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é mantida com doações e com o apoio de sete municípios da região, e é a referência no acolhimento de crianças destituídas de suas famílias para Vespasiano Corrêa.

Marina assumiu a vice-presidente ao lado da assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vespasiano Corrêa, Graziela Lorenzi. Graziela é vice-secretária, e suplente de Marina. “Atualmente, 15 crianças residem no lar, nenhuma delas encaminhada pelo nosso município. Mesmo assim, somos parceiros na manutenção deste bonito trabalho”, explica.

De acordo com a secretária, o lar é mantido com doações, e com repasses mensais das prefeituras de Vespasiano Corrêa, Encantado, Muçum, Anta Gorda, Roca Sales, Relvado e Doutor Ricardo. “No entanto, o atendimento é feito a qualquer criança do Vale do Taquari. Trata-se de um abrigo regional para o acolhimento de crianças e adolescentes”, completa a vice-presidente, eleita para os próximos dois anos.

O Lar Encantado fica no Bairro São José, e recebe doações de pessoas físicas e instituições. Alimentos, roupas e brinquedos podem ser feitas diretamente na sede da instituição, que fica na Rua Alegrete, no município de Encantado. “Quem quiser trazer alguma doação na Secretaria de Educação, também é bem-vindo. A gente recebe e encaminha”, reforça Marina.

O que as crianças precisam também

Além de roupas, alimentos e brinquedos, as crianças que têm idade entre 2 e 16 anos precisam de produtos de higiene pessoal como xampu, condicionador, sabonete e creme dental. A coordenadora do Lar Encantado, Patrícia Olarte destaca que uso de fraldas também é uma necessidade dos baixinhos do Lar Encantado. “A gente está utilizando fraldas descartáveis tamanho GG. Também necessitamos de fraldas geriátricas, tamanho grande, pois temos crianças com necessidades especiais”, aponta.

Produtos de limpeza, como água sanitária e desinfetante também estão entre os itens mais necessários ao lar. “Recebemos qualquer doação, qualquer pessoa que queira cooperar, ficamos agradecidos”, complementa Patrícia.