Vespasiano Corrêa terá Banco de Perucas

As secretarias municipais de Educação e Saúde inauguram o espaço que contará inicialmente com 50 perucas na próxima quinta-feira; atendimento abrange toda a região

Vespasiano Corrêa – O município de Vespasiano Corrêa inaugura nesta quinta-feira, 27 de maio, o Banco de Perucas “Nova Esperança”. O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, e da pasta da Saúde, Meio Ambiente e Ação Social com a ONG Mãos que Curam e Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Bento Gonçalves. O estoque inicial contará com 50 perucas que poderão ser utilizadas por pacientes em tratamento de câncer da região.

A secretária municipal de Educação Marina Brustolin explica que a doação das perucas foi feita pela Aapecan. “Ficamos muito felizes com esta remessa, que poderá viabilizar o nosso Banco de Perucas. Agora, faremos uma parceria com as Ligas Femininas de Combate ao Câncer, para então viabilizar o empréstimo e doações”, conta a secretária.

O Banco de Perucas irá funcionar junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que fica ao lado do Posto de Saúde no Centro de Vespasiano Corrêa. Além da doação inicial, o banco contará também com ajuda de outras entidades e receberá também a doação de cabelos.

A Secretária Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, Ana Paula Gavineski, qualquer ação de carinho entra como ajuda para um paciente que enfrenta o câncer. “Quando a pessoa recebe um diagnóstico a gente perde o chão e a tristeza é imensa, conforme o tempo passa, cada palavra de apoio, incentivo e o cuidado da autoestima dá mais força para encarar a doença e até mesmo vencer”, avalia.

Suzana Michelon é membro da ONG Mãos que Curam e responsável por intermediar a ideia. “Nasce em Vespasiano Corrêa um despertar para o bem-estar e autoestima para muitas mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer”, complementou a voluntária.

O atendimento no Banco de Perucas será iniciado nesta quinta-feira, 27. “É muito importante a gente trabalhar a autoestima nas pessoas que estão doentes, isso ajuda muito no tratamento e na melhora. Já que não podemos evitar a doença, vamos apresentar alternativas que alegrem e que façam as pessoas se sentirem melhores”, reforça Marina.

Para agendar a prova de perucas o paciente pode entrar em contato com a equipe do Cras, pelo telefone 3755-8079, ou pelo contato da Secretaria Municipal de Educação, 3755-8198. Interessados em fazer doações também podem contatar pelos telefones de atendimento.