Servidores municipais participam de curso do Tribunal de Contas do Estado em Santa Cruz do Sul

Funcionários da Administração Municipal de Vespasiano Corrêa participaram, nesta terça-feira, 2 de junho, em Santa Cruz do Sul, da 14ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação, atividade que tem por objetivo esclarecer as competências do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e orientar os gestores públicos na busca por administrações mais eficientes.

O evento, que iniciou ainda pela manhã e se estendeu durante toda a tarde, foi destinado aos integrantes dos 59 municípios sob a jurisdição do Serviço Regional de Auditoria de Santa Cruz do Sul (SRSC)/coordenadorias do TCE no interior.

De acordo com a secretária de Finanças de Vespasiano Corrêa, Alessandra Dal Ri, a edição deste ano apresentou nova dinâmica e formatação. “Durante a manhã, os presentes participaram do painel de abertura, seguido de abordagens de interesse geral, incluindo temas como Diretrizes da Gestão; Cursos e Ações do TCE; Novo viés na responsabilização dos Agentes Públicos; Novo modelo processual do TCE e apresentação dos robôs do Tribunal”, disse. 

Já pela tarde, os participantes acompanharam a programação em diferentes turmas e temáticas. Foram 11 salas, onde as equipes do TCE-RS abordaram pautas técnicas voltadas às licitações contratos, Lei Geral de Proteção de Dados, planejamento e gestão na educação, fiscalização de obras públicas, auditorias de Concursos Públicos, alterações no cálculo de despesa com pessoal e nos índices constitucionais MDE e ASPS, comunicações eletrônicas extraprocessuais e processuais, cadastro e autenticação, planejamento e Gestão Municipal em Saúde, boas Práticas de Pesquisa de Preço de Mercado e Saneamento Municipal e Sustentabilidade. 

Este foi o primeiro de nove eventos programados pelo TCE para todos os municípios do Rio Grande do Sul. Conforme o TCE, ao longo dos meses de junho, julho e agosto, outras oito cidades que possuem Serviços de Auditoria do TCE-RS e mais a Capital, também receberão edições dos ERCOs.