Secretaria da Saúde implanta serviço de agendamento prévio de consultas na Unidade de Saúde

Medida tem por objetivo otimizar o tempo e facilitar o dia a dia do paciente, que poderá chegar no horário marcado, sem necessidade de fila de espera

Com o objetivo de otimizar e melhorar a qualidade dos atendimentos médicos prestados junto à Unidade Básica de Saúde São Luís, o governo de Vespasiano Corrêa, por meio da Secretaria da Saúde implantou, nesta semana, de forma gradativa, o sistema de agendamento prévio de consultas com a equipe médica. A medida, implantada desde a quarta-feira, 1º de junho, é uma nova ferramenta do governo municipal para reduzir o tamanho das filas e aglomerações e, posteriormente, agilizar o atendimento, sem que o paciente necessite perder, por exemplo, um turno inteiro para ser atendido.

Conforme a secretária de Saúde, Ana Paula Gavineski, até então, o funcionamento da Unidade de Saúde disponibilizava fichas para o turno da manhã até às 9h e, à tarde, até às 14h, ocasionando longas filas e aglomeração junto à estrutura de saúde. “Neste momento, é necessário termos muito cuidado com isso, principalmente, em decorrência do período de inverno, onde as doenças respiratórias, como a gripe, são mais recorrentes. Além disso, estamos enfrentando a pandemia de covid-19. Por isso, evitar aglomerações é uma das formas de minimizarmos os problemas”, explica.

Segundo Ana Paula, a implantação da nova sistemática também vai ao encontro da população vespasianense que, a partir de agora, poderá se organizar melhor e otimizar suas atividades particulares. “Até então, os nossos munícipes vinham até a Unidade e ficavam esperando por muito tempo. Isso gerava grande reclamação, afinal, perdia-se, praticamente toda manhã ou tarde para realizar a consulta. Agora, com o agendamento prévio, o paciente marca a consulta, chega no horário e consegue realizar suas tarefas rotineiras sem perder tempo”, garante. “Otimizamos nosso trabalho, oferecemos comodidade aos nossos cidadãos vespasianenses e, acima de tudo, minimizamos possíveis contágios de gripe e coronavírus”, revela.

Apesar do novo formato, a secretária informa que do total de consultas diárias, 50% serão reservadas para quem realizar o agendamento prévio e a outra metade conforme é realizado atualmente. “Ou seja, quem não fizer o agendamento, poderá vir à UBS pegar sua ficha até às 9h (parte da manhã) e às 14h (turno da tarde). Esse novo formato, aos poucos vai sendo implantado, até nossa comunidade adotar a ideia”, garante.

Informações e outros detalhes sobre o sistema de agendamento podem ser obtidos pelo 51 3755-8147 – 51 3620-1020 ou pelo WhatsApp 51 99946-1023.