Prevenção e combate ao câncer de boca mobiliza equipe de Saúde Bucal

A equipe de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Vespasiano Corrêa realizou na terça-feira, 31 de maio, o Dia ‘D”, de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. Durante todo o dia, a dentista da Unidade Básica de Saúde, Emanuela Bastiani e a auxiliar de consultório dentário, Diane Marcolin repassaram dicas, informações e auxiliaram os munícipes sobre os principais cuidados para manter a saúde bucal em dia.

Além de jovens e adultos, a atividade reuniu crianças e adolescentes que receberam orientações sobre a higiene bucal e escovação dos dentes.

Além disso, pacientes que tiveram diagnosticadas lesões potencialmente malignas em cavidade bucal foram encaminhados para atendimento. No local, a equipe de saúde também ensinou como realizar o autoexame.

CÂNCER DE BOCA

O câncer no Brasil é um problema de saúde pública e, desde 2003, as neoplasias malignas constituem-se na segunda causa de morte da população. O câncer de boca é uma dessas doenças, e inclui os lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região. É o quinto tumor mais frequente em homens e o décimo segundo em mulheres.