Candidatas a Soberanas de Vespasiano Corrêa participam de reunião

Encontro com a organização do concurso serviu para esclarecer dúvidas e conhecer o cronograma de atividades preparatórias

A Comissão Organizadora do concurso que vai escolher a nova corte de Vespasiano Corrêa esteve reunida com as 12 candidatas na noite de domingo, 17, para esclarecer dúvidas e encaminhar toda a programação até a data do desfile, agendado para o dia 1º de maio, no ginásio de esportes da Escola Municipal de Educação Básica Esperança (EMEB).

O encontro ocorreu no auditório da EMEB e contou com a presença de Andrieli Faggion Gomercindo (Mecânica e Autopeças Michelon), Anelise Salini (Bastiani Contabilidade), Eduarda Gavineski (Academia Ativa Fitness), Eduarda Portaluppi de Morais (MD Modas), Emanuela Marcon Bagnara (Distribuidora de Bebidas Gracioli), Gabriela Minusculi Caron (Gabí Presentes); Gabriella Salvagni (Salão de Beleza Toque e Retoque), Giuliana Weirich Nunes (Vespasiano Conzatti Contabilidade LTDA), Helen Thais de Lima Sessi (Esporte Clube Grêmio Serrano), Júlia Morás de Vargas (Brechó Chique); Luana Spegiorini Zonatto (Recanto Cascata V13) e Maísa Cucioli (Ateliê de Calçados).

Durante o encontro, o coordenador do concurso, Ranieri Moriggi, esclareceu dúvidas e apresentou o cronograma das etapas de preparação, qualificação e avaliação. Conforme Moriggi, a escolha do novo trio de soberanas será feita após quatro etapas avaliativas que consistem na aplicação da prova cultural (escrita), fotogenia, entrevista de vídeo e, por fim, o desfile da etapa final. “Para cada uma das etapas avaliativas, estamos convidando jurados especialistas nas áreas. Ou seja, todos já possuem experiência e, certamente, irão escolher as mais preparadas para assumirem o posto. Queremos fazer um concurso com transparência e à altura que as nossas candidatas merecem”, afirma. 

O prefeito Tiago Manoel Ferreira Michelon esteve presente no encontro e também deixou sua mensagem, falando sobre a importância para o Poder Executivo de poder contar com quem vai ter a missão de ser soberana, de servir ao município e carregar a faixa no peito. Michelon foi incisivo ao falar sobre ética, transparência e respeito no processo de escolha. “Estamos preparando um concurso com muito carinho, cuidado e, acima de tudo, respeito. Trata-se de um evento oficial do município e pretendemos ser referência em todos os quesitos. Confiamos no trabalho da comissão organizadora e acreditamos que estaremos muito bem representados por qualquer uma das 12 candidatas. Todas têm potencial e todas estão no jogo”, afirma.

No encontro, também foi apresentado o cronograma de atividades que inicia na próxima quinta-feira, 21, com a gravação do teste de vídeo, almoço e palestras para as candidatas, com enfoque em etiqueta, postura, dicção e oratória. No sábado, 23, as candidatas participam do teste de fotogenia e, no domingo, 24, será aplicada a prova cultural escrita.

Na última semana de preparação do concurso, as candidatas intensificam os ensaios para a grande final. No dia 27, a maquiadora Aline Fossá Schondelmeyer, que também foi soberana da segunda corte de Vespasiano Corrêa, prepara uma palestra sobre noções básicas de automaquiagem e penteados.

Para o sábado, 30, véspera da etapa final, um desfile em carro aberto está sendo preparado. As atuais soberanas e as 12 candidatas desfilarão pela cidade. “Neste dia, orientamos que as torcidas saiam para a rua com cartazes e com tudo o que há direito. Queremos fazer uma integração entre todas as concorrentes e a comunidade, afinal, estaremos perto de escolher quem serão nossas representantes. Será um grande momento para Vespasiano Corrêa”, garante Moriggi.

A programação da grande final, marcada para o dia 1º de maio, domingo, inicia às 18h30min, onde autoridades, jurados, candidatas e convidados participam de um coquetel. Neste momento, as concorrentes também serão avaliadas pela comissão. Paralelo a isso, o atual trio de soberanas, formado pela rainha, Maria Luíza Filippon, e as princesas, Viviane Borsatto e Clarissa Dias, receberão as cortes dos municípios do G-17. Durante o encontro, ocorrerá uma palestra e troca de mimos. Este será o último compromisso da corte atual antes da coroação do novo trio de soberanas.

Logo após, às 20h, inicia a última etapa avaliativa: o desfile coletivo e individual. O evento é gratuito e ocorre no ginásio de esportes da EMEB Esperança. Conforme o regulamento do concurso, a Rainha, além da coroa e faixa, receberá um prêmio de R$ 1 mil. Já as Princesas irão receber, além da coroa e faixa, a premiação em dinheiro no valor de R$ 500. As demais candidatas receberão uma faixa e serão eleitas Embaixatrizes de Vespasiano Corrêa.

Também, no dia 1º de maio, ocorrerá o Desfile Mirim. Dezenove meninas na faixa etária de três a 12 anos de idade estão inscritas.

Texto e fotos: Ranieri Moriggi