Vespasiano Corrêa decreta racionamento ao uso não doméstico de água

Medida entrou em vigor nesta sexta-feira, 10, e estabelece punição para quem for pego descumprindo a determinação

Vespasiano Corrêa – O prefeito municipal de Vespasiano Corrêa decretou, nesta sexta-feira, 10 de dezembro, o racionamento no uso de água para outros fins além do consumo doméstico e para higiene. O decreto foi assinado por conta do baixo volume de chuvas, registrado no município nos últimos meses, e prevê punição para quem for flagrado descumprindo a determinação.

O decreto foi assinado nesta sexta-feira, passando a valer em todo o município. Na justificativa, o prefeito Tiago Manoel Ferreira Michelon destacou que com as baixas reservas de água em poços, córregos e reservatórios, o município realiza o transporte de água potável – para abastecer poços e reservatórios – desde o mês de janeiro deste ano.

Além disso, a previsão de estiagem e de altas temperaturas com a aproximação do verão também levaram a municipalidade a restringir o uso de água potável, a partir desta sexta-feira. O decreto prevê que as pessoas que forem flagradas utilizando a água para outras demandas (veja quadro abaixo), serão multadas em R$ 200,00. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado.

O decreto proíbe

– Lavagem de veículos automotores de qualquer espécie, com o uso de água potável distribuída pela rede pública;

– Irrigação de gramados, jardins, hortas e floreiras, bem como qualquer outro uso de água tratada, que possa significar o uso não prioritário;

– Reposição total ou troca de água de piscinas;

– Lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais, condomínios ou residências.

Município deve decretar estado de calamidade

Conforme o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Daniel Gavineski, o baixo índice de precipitação pluviométrica, que vem ocorrendo no município desde a última quinzena de outubro, se agravando durante os meses de novembro e dezembro, vem comprometendo as culturas de verão como o de milho, soja, pastagens, tabaco e fruticultura. “Então temos várias situações que vem se agravando e causam preocupação, o plantio de muitas áreas não foi feito ainda, outras áreas não houve uma germinação regular e as mais adiantadas que estão na fase de enchimento de grão e polinização”, explica. De acordo com Gavineski, em alguns casos, as perdas ultrapassam 80% da área plantada. A preocupação também diz respeito aos reservatórios das águas, que necessitam de chuvas de maior volume para serem mantidos. “O nosso município tem muitas criações e a preocupação não é somente com as pessoas, o que já foi assunto o qual tratamos no simpósio sobre as águas na última semana, mas na água do consumo destes na produção de alimentos e na economia dos munícipes também.”

Gavineski acredita que nos próximos dias, o município deverá decretar estado de calamidade por conta da estiagem. “Por isso pedimos, encarecidamente, que a população não faça mau uso da água, não a desperdicem e não use água potável para molharem suas gramas e jardins ou outros. Apenas utilizem água de reservatórios particulares como cisternas ou lagoas, para estas finalidades”, reforça.