Banco já repassou 35 perucas a pessoas em tratamento do câncer

Além dos pacientes beneficiados, foi feita uma doação para o Centro de Oncologia do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul

Vespasiano Corrêa – O projeto Banco de Perucas Nova Esperança – criado em parceria entre a ONG Fio de Luz, projeto Mãos que Curam, Aapecan de Bento Gonçalves e Administração Municipal de Vespasiano Corrêa, já repassou 35 perucas para pacientes em tratamento de câncer na região. A ação foi possível graças a doação de várias pessoas, que desde maio deste ano, uniram-se em torno do projeto.

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, Ana Paula Gavineski, 20 pacientes em tratamento já foram beneficiados com as doações recebidas. “Como o banco está no começo, a quantidade de pessoas atendidas ainda não é tão expressiva, porém, estamos muito felizes de poder oferecer esta ajuda em um momento tão importante quanto é o tratamento do câncer”, justifica.

A responsável pelo atendimento no Banco de Perucas é Suzana Michelon. Segundo ela, o projeto é uma extensão da ação “Mãos que Curam”, pois não oferece apenas perucas para quem necessita. No banco, são ofertados também de forma gratuita, turbantes, toucas e lenços. “Além de almofadas do coração para essas bravas guerreiras. Recebemos a todas com muito amor e carinho”, revela Suzana.

De acordo com ela, o atendimento no Banco de Perucas é feito somente com agendamento, por meio do telefone (51) 99804-2445. O espaço funciona na Rua Professor Sérgio Beninho Gheno, 756, no Centro de Vespasiano Corrêa. “Já as doações de cabelo podem ser feitas na Secretaria Municipal de Saúde. São aceitas mechas de cabelo a partir de 15 centímetros. Este cabelo recebido é encaminhado para a Aapecan, que destina ele para a confecção das perucas”, confirma Suzana.

Doação para Centro de Oncologia

Embora esteja iniciando a atividade, o Banco de Perucas de Vespasiano Corrêa já atravessou a fronteira do Vale do Taquari. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Gavineski, 15 perucas do acervo foram doadas para o banco do Centro de Oncologia Integrada do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul. “Ficamos muito felizes em poder fazer esta doação e saber que a solidariedade daqui da nossa região está chegando em outros municípios”, comenta.

O Projeto Nova Esperança Banco de Perucas conta com o apoio, da Aapecan de Bento Gonçalves, ONG Fios de Luz de Belo Horizonte, Projeto Mãos que Curam, Salão de Beleza Essência – Beleza e Estética, Salão de Beleza Toque e Retoque, Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Ação Social e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Vespasiano Corrêa.