Banco de Perucas recebe mechas cabelos e toucas

Cabeleireira coletou doações com 25 pessoas no município de Guaporé; cabelos seguem para Minas Gerais, para a confecção de perucas que voltarão para o uso na região

Vespasiano Corrêa – O Banco de Perucas de Vespasiano Corrêa recebeu uma importante doação de cabelos. A cabeleireira Aline Fossá Schondelmeyer doou 25 mechas de cabelos humanos para confecção de novas perucas. As doações vieram do município de Guaporé e seguirão agora para a ONG Fio de Luz, em Minas Gerais, para a confecção das peças em uma fábrica de perucas.

A cabeleireira Aline disse que ficou sabendo do projeto “Nova Esperança – Banco de Perucas” por meio das redes sociais. “Eu vi a notícia, compartilhada pela Prefeitura de Vespasiano Corrêa e aí iniciei a campanha com meus clientes. Quem a gente percebia que tinha um cabelo que poderia ser doado, era convidado a ajudar”, conta Aline.

A doação foi entregue para as secretárias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, Ana Paula Gavineski e Educação, Cultura e Desporto Marina Brustolin, coordenadoras do projeto. “Agora estas mechas de cabelo serão levadas para a fabricação das perucas, com a ONG Fio de Luz, em Minas Gerais. Depois, elas retornam para Vespasiano Corrêa”, explica Ana Paula.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é quem encaminha os cabelos para a confecção das perucas. “Sempre que chega alguém com cabelos muito longos no salão eu falo do projeto, converso a respeito, faço uma medição e fazemos o corte. A ideia é que estes cabelos sejam usados por pessoas da região. Como sei que o Banco de Perucas também beneficia as mulheres de Guaporé, decidimos ajudar”, complemente a cabeleireira.

Além da doação das 25 mechas, a artesã Martha Celia Imbriaco Morrison, de Estrela, fez a doação de dez toucas de lã, tricotadas à máquina. A artesã também ficou sabendo da campanha e resolveu doar as peças feitas por ela. “Quem quiser fazer doações pode entrar em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), para combinar a entrega das mechas, perucas, toucas ou lenços”, destaca Ana Paula Gavineski. O telefone para mais informações é o da Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3755-8198.