Vespasiano Corrêa implanta serviço de ouvidoria

Exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é vista pela Administração como uma possibilidade de reduzir o caminho entre a Prefeitura e o contribuinte; acesso pode ser via telefone ou pela internet

Vespasiano Corrêa – A Administração Municipal implantou o serviço de ouvidoria, que já está à disposição da comunidade de Vespasiano Corrêa. Sugestões, críticas, reclamações ou elogios podem ser encaminhados com sigilo para a Prefeitura, por meio do portal do município na internet ou pelo telefone. O serviço é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e será usado como uma ferramenta de aproximação entre a gestão pública e os vespasianenses.

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças é a responsável pelo serviço e a titular da pasta, Alessandra Dal Ri, a ouvidora. “Nós implantamos duas formas de funcionamento. Uma delas, direto no site da prefeitura. Na capa do site já está disponível o botão “ouvidoria”, junto ao menu de serviços. Por meio dele, é possível o envio da mensagem”, explica. Quem opta pela versão eletrônica, pode preencher o formulário na página, ou encaminhar a demanda por e-mail.

Ainda há a possibilidade de acessar o serviço pelos telefones 3755-8079 e 3755-8200. “Assim que recebida, toda e qualquer demanda é direcionada para a pasta responsável. No caso de elogios, com muita alegria a gente repassa ao setor responsável”, comenta Alessandra.

A secretária explica que ao longo do tempo atribuiu-se ao setor de ouvidoria a crença de ser um local para reclamação. Toda e qualquer reclamação, que pode até ser anônima, encontra terreno fértil no setor, conta Alessandra. “No entanto, a gente enxerga este serviço como um canal para que o munícipe seja ouvido, como o próprio nome sugere. Também pela cultura criada, o setor de ouvidoria é um local de responsabilidade, onde as demandas, de fato, são resolvidas”, complementa a secretária.

Alessandra explica que o serviço já deveria estar em funcionamento a mais tempo, por ser uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tornando-se uma ferramenta de comunicação entre a gestão pública municipal e a comunidade. “Os municípios precisam disponibilizar este canal, que é destinado às reclamações e até mesmo informações sobre serviços públicos. Pedidos, requerimentos podem ser feitos via ouvidoria, que precisa ser amplamente divulgada”, destaca a secretária, ao dizer que a ferramenta poderá inclusive melhorar a gestão municipal, por meio da inclusão das contribuições da comunidade no serviço público.

Como funciona a ouvidoria

No site do Município (clique aqui), está disponível na capa e na aba “serviços” no menu superior, o link para acessar ao formulário eletrônico da ouvidoria. No site é preciso preencher os campos como “nome”, “e-mail”, “assunto” e então digitar a mensagem.

Outra forma, é enviar a demanda por e-mail, para o endereço eletrônico ouvidoria@vespasianocorrears.com.br. Ainda é possível acessar o serviço por telefone, de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas, pelos telefones 3755-8079 ou 3755-8200.

O conteúdo é sigiloso. Apenas a ouvidoria tem acesso aos dados da pessoa que utiliza o serviço de ouvidoria. No entanto, é necessário que se preencham todas as informações para que, assim que haja a resposta, ela possa ser encaminhada para o munícipe que solicitou o serviço. 

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