Agentes de Saúde focam na prevenção à dengue

Vespasiano Corrêa – A partir desta terça-feira, 1º de junho, as Agentes Comunitárias de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Meio Ambiente e Ação Social irão realizar visitas aos domicílios na área central do município. A meta é encontrar e eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.  

Neste momento, as agentes deixarão de fazer a visita domiciliar, com foco na promoção da saúde para atuarem na conscientização para o controle de focos do mosquito. As visitas irão ocorrer na área central do município de Vespasiano Corrêa. Os moradores que receberam a visita devem prestar as informações solicitadas pelas agentes e ficar atentos às recomendações feitas para eliminar focos do mosquito.

Até o momento, o município de Vespasiano Corrêa não registrou focos do Aedes e nem pessoas com sintomas ou casos de dengue confirmados. No entanto, com a proliferação do vetor da doença em todo o estado e também no Vale do Taquari, as equipes irão reforçar os cuidados junto à população.

Como evitar a proliferação do mosquito

– Tampe os tonéis e caixas de água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.